Jornal Vagalume - Histórico

O ano de 1989, a coordenação Diocesana, assessorada pelo Frei Cláudio, começa a sonhar e planejar o subsídio, dedicado a tosos os grupos, de jovens de nossa diocese, visto que o s grupos de casais tem subsídio comum para toda a diocese.


Objetivo de ser ter um subsídio, com temas próprios para juventude é levar os jovens de nosso grupos da PJ de nossa diocese que caminhe em comum, construindo a história da juventude da Diocese.

Surge então o primeiro exemplar do Vaga-lume, no ano de 1989, de forma simples, datilografado em Stencil, e mimeografado, em uma folha de papel sulfite, dobrada ao meio, contendo quatro pequenas páginas, aonde vinham os temas para as reuniões dos grupos de jovens.

O nome Vagalume surgiu num concurso sobre, onde o nome tem significado muito importante. O Jornal Vagalume é uma pequena Luz que clareia na escuridão – uma pequena Luz para nossos jovens.

Com o passar dos anos, o Jornal foi progredindo, onde já no ano de 1991, o Jornal passa a ser impresso em gráficas, já com qualidade de impressão, contendo quatro páginas grandes, substituindo os rudimentares datilografados. Nesta época o jornal passa a ser bimestral – o Jornal era feito com seis temas, ou seja, três temas para cada mês, e na capa, informações sobre assuntos ligados a PJ e calendário.


O anos vão passando e Jornal Vagalume vai ganhado força entre os jovens, sua qualidade vai progredindo, tanto nos temas abordados quanto na qualidade de impressão.

No mês de maio de 1995, o Jornal vem de cara nova, pois é criado o MASCOTE DO Jornal Vagalume, o que muda a cara do jornal. Através de concurso lançado pela Equipe Diocesana no inicio do ano de 95. O concurso contou com vários participantes, tendo como vencedor Andrei Fernando Bergamo, animador do grupo de Adolescentes da Catedral do Divino Espírito Santo. O jornal passa de 4 para 8 páginas.

No ano (___________), visando um maior entrosamento com as CEBs, o jornal Vagalume passa fazer parte do Informativo Diocesano, para casais, onde passa a ser um encarte com autorização do Bispo Diocesano (___________), o Vagalume é desvinculado do ID, passando a ser um jornal só da juventude novamente, com a cara dos jovens.

A partir do ano de 1999, o Vagalume, da mais um passo ousado, usando o mesmo nome e o mesmo mascote muda o logotipo, passa a ter cor azul em sua capa, e vão surgindo as novidade, ano a ano, surge no jornal o espaço denominado Mega Teen, onde é colocada algumas fotos, que marcaram a história da juventude na diocese e também o espaço Parabéns aos pjoteiros, um espaço que a equipe dedicou para que os grupos pudessem homenagear os participantes de seu grupos em seu aniversário. Contendo também todo mês uma carta do Coordenador e do Assessor.


No ano de 2001, mais uma novidade, e mais avanço, nova mudança no logotipo, e capa do Jornal passa a ser colorida.

Ainda no ano de 2001, mais um passo ousado da equipe diocesana, o que era impresso em papel jornal, passa agora ser impresso em papel de melhor qualidade, melhorando dessa forma a aparência do jornal Vaglume.

No ano de 2003, uma nova alteração no Jornal, o que antes era conhecido por Mega Teen, passa a ser chamado Espaço Jovem; tal mudança é que o termo Mega Teen é um termo americanizado, e a idéia da equipe, na mudança do nome foi em colocar um título brasileiro.

Vale lembrar que o jornal surgiu de forma simples e rudimentar, e hoje temos o jornal que temos foi graças a muita luta e perseverança da juventude de nossa diocese que não mediu esforços, para que o Jornal Vagalume chegasse ao que é no dia de hoje. É graças a vocês jovens que valorizam o nosso jornal, assinando-o ano a ano para que esse nosso jornal sobreviva é necessário que continuemos valorizando esse nosso instrumento de evangelização e formação de nossa juventude, cuidando dele com carinho, pois nosso jornal já é um jovem.


No início o Vagalume era preparado pela própria equipe diocesana, depois o Jornal passou a ter uma equipe própria para edição e redação, sendo a equipe composta por: Dianna Pereira da Silva, Wania Scarpetto, Elaine Barroso e Lucilene Aparecida de Souza.

O jornal extrapolou as fronteiras de nossa Diocese, ele é conhecido em todo Paraná, são várias as dioceses que recebem mensalmente o Jornal Vagalume, também era enviado para os pjoteiros de nossa diocese que estão em outros estados e até mesmo fora do Brasil.

Você também pode participar na elaboração e edição do Jornal enviando sugestões de tema, mensagens, frases, recados para outros grupos, enviar fotos de momentos de seu grupo de jovens, por isso não perca tempo seja um colaborador do jornal enviando sua sugestão para a secretaria da PJ:

Avenida Pe José Germano Neto Júnior, 4260

CEP 87502-970 Umuarama PR ou por email: pj@mdu.org.br