A Pastoral da Juventude da Paróquia de Altônia iniciou suas atividades no ano de 1973, cujo 1º coordenador foi Nelson Cadari.
No ano de 1977, o grupo foi reestruturado por uma nova equipe que era formada por Antônio Dias Martins, que era o Coordenador Paroquial; José Ermelindo de Almeida, Vilma Romero, Antônio Massocato, Celso Adão, Nelson Cadari, Terezinha Teixeira, João Batista, Valdeci Rodrigues Dourado e também contava com a assessoria do Padre Roberto Le Goff.
O grupo tinha o nome de JUPAC (Juventude Unida para o Amor de Cristo) e contava eficazmente com a participação de 60 a 70 jovens que se reuniam semanalmente em uma das salas da Igreja Matriz, e nos encontros contava com a participação de mais ou menos 400 jovens. Durante estes anos contavam com o apoio dos Padres Emanuel Gicquello e Roberto Le Goff.
No ano de 1979, fazia parte da Coordenação Paroquial mais alguns membros: Ileida Ladeia, Kogassu Uyeda e Inês Jardim.
Anualmente realizavam o ENDIJOCRI (Encontro de Jovens com Cristo), mensalmente haviam os encontros para formação da Equipe do JUPAC e também os encontros organizados pelo Decanato. Continuavam a realizar as reuniões com os jovens semanalmente, oração no Santíssimo, liturgia das missas dos sábados e também recreações nas tardes de domingo, como: ping-pong, músicas, leituras, voleibol, futsal e handball.
Em 1980 assume a Coordenação Paroquial Ileide Ladeia que permanece até 1985. Nestes anos já estavam na Paróquia os Padres: Pietro Ferrari, Antônio Deiana e Ennio Verdenelli (este último que assessorava a Pastoral da Juventude).
Em 1986 a Coordenação passa a Maria Aparecida dos Santos Novato que tinha como Assessor Sebastião Ferreira Gomes, permanecendo na Coordenação até 1987, e Sebastião Ferreira Gomes assume a Coordenação Paroquial em 1988 e fica até 1990, todo como assessora Neuza Francisca de Jesus.
Pastoral da Juventude foi organizada em setores, divididos em comunidades por toda a Paróquia.
Na mudança da Coordenação Paroquial da PJ em 1991, o Coordenador eleito foi Lourival Roberto Betinardi, tendo como assessores: Neuza Francisca de Jesus, Sebastião Ferreira Gomes e Padre Osmar Franco Abrahão.
Durante os anos de 1992 e 1993 foi Coordenadora Paroquial da PJ Neuza Francisca de Jesus e assessores: Lucineide Fávero, Adriana Coati, Pe. Osmar e em 1993 Pe. Auxílio João Arcie.
Em 1994, assumiu a Coordenação Paroquial da PJ, Clarice Rodrigues Martins, sendo seu assessor Geraldo Donizete Antunes dos Anjos. Foram reeleitos em 1995 e auxiliados pelo Pe. Auxílio João Arcie até abril de 1995. Nestes dois últimos anos tinha na Paróquia 30 grupos de Jovens com a média de 15 jovens por grupo.
No ano de 1996 assume a Coordenação da PJ da Paróquia, Rosilene Aparecida Lívero, tendo como Vice-Coordenadora Gelsina Aparecida Molina, permanecendo até 1997.
Atualmente a Paróquia conta com 25 grupos de jovens, sendo seis na Zona Urbana e dezenove na Zona Rural, com a média de 13 jovens por grupo. Continua na Coordenação Paroquial Rosilene Aparecida Lívero, tendo como Vice-Coordenadora Márcia Alves Aleixo e Assessora a Irmã Valdelis Queiróz de Oliveira.
Na caminhada da PJ, muitos foram os obstáculos encontrados, tais como: êxodo rural, dificuldade na formação de lideranças. Mas também tivemos grandes conquistas: foram realizados seis festivais de Música Sacra em nível de Paróquia; o FEMUSALTO (Festival de Música Sacra de Altônia) em 1993, contando com a participação de grupos de cidades da região; Retiros Espirituais e Encontros de Formação; teatros da Paixão e Morte de N.S.J.C.; torneios, gincanas, festas do sorvete e festas juninas.
Olá Jose Sergio,
ResponderExcluirAntes de mais nada, parabéns pela matéria.
Sou filho do Nelson Cadari, fiquei muito feliz em encontrar seu blog e conhecer mais sobre a história de meu pai (falecido em 1989). Gostaria muito de ter essa foto e outras que tenha ele.
Felicidades
e muito obrigado
Luciano Cadari
mande para: lcadari * arrob * gmail