A Pastoral da Juventude surgiu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Douradina, no ano de 1978 com um grupão na comunidade da Água da Peroba, a partir daí a P. J. funcionou através de encontrões, gincanas e retiros. Em mais ou menos nos anos de 1985/86, começaram a surgir os primeiros grupos divididos por CEBs, com uma coordenação formada por um pequeno número de jovens que dirigiam os trabalhos. A P.J. teve um pequeno declínio em anos seguintes, mas chegou em seu verdadeiro auge no ano de 1990. Por esta coordenação já passaram vários nomes, muitos deles já nos deixaram, partindo para outras cidades em busca de melhores condições de vida, outros se encontram em nosso meio, hoje casados mas, mesmo assim não se distanciam dos pejoteiros.
Após a Assembléia Diocesana de 1989, foi assumida pelos dois jovens que participaram da mesma, a reestruturação da P.J. na Paróquia, que contava naquela época com dois grupos de jovens, foi organizada um nova coordenação onde formaram mais quatro grupos urbanos e, em todas as capelas e comunidades rurais chegando em um total de dezesseis grupos, faziam parte de coordenação na época os jovens: Alsir, Darci, Toninho Bonate, Toninho Evangelista e vários colaboradores. Foi restruturações os Encontros e Reencontros de Jovens com Cristo, além de Gincanas e Encontros de Massa.
A coordenação vem se alternando, mas o espírito de luta é o mesmo, com trabalhos até a nível de participação política, assistencialismo e outros, a qual sedemos jovens até para a coordenação Diocesana, Semi-liberação e Liberação da Diocese. A P.J. tem uma participação bem ativa na política do município, onde desempenhou um papel muito importante nas eleições municipais de 1996, e além disso vamos para o segundo ano que fazemos campanhas para ajudar as pessoas carentes de nossa cidade tais como: Campanha do agasalho, campanha do remédio, pedágios e também lutamos até conseguir para o nosso município a APAE, que já é um sonho realizado.
A coordenação paroquial era formada pelos jovens, que apesar das dificuldades faz um trabalho de formação e resgate do jovem na sociedade, um dos fatores que mais prejudicam os trabalhos da PJ na paróquia é o êxodo rural, que vem causando uma diminuição muito grande do número de grupos de jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário