A Pastoral da Juventude da Diocese de Umuarama iniciou sua organização desde 1978, os grupos utilizavam a metodologia de grupos de massa, com extinção dos movimentos iniciou-se uma nova organização com uma nova metodologia. Começaram a se formar pequenos grupos e a partir de 1979 já tinha uma Coordenação Diocesana estruturada e começavam a organizar coordenações em nível paroquial, a organização da PJ iniciou aproximadamente em conjunto com as CEBs na Diocese.
Pe. Edivaldo Lopes de Farias foi um dos primeiros assessores da PJ. A PJ teve uma época bem turbulenta que aconteceu a destituição da mesma, toda coordenação tanto à diocesana quanto as paroquiais foram destituídas, pelo Bispo Diocesano Dom José Maria Maimome, os motivos a coordenação atual desconhece. O mais interessante é que os grupos da base foram fortalecidos com essa atitude, continuaram mesmo na clandestinidade, se organizavam debatiam a realidade atual mesmo não sendo reconhecidos pela Diocese e Paróquias a qual pertenciam.
Em 1985 é declarado pela ONU o Ano Internacional da Juventude, nesse período a Diocese começa as conversas com Dom José para que a PJ seja reconhecida novamente na Diocese, o diálogo dá resultado e os lutadores idealistas da Pastoral começam a se organizar novamente, apesar de muitos integrantes ter se afastado definitivamente. Com a Coordenação Diocesana bem estruturada no ano de 1992 é realizado o primeiro Congresso Diocesano da Juventude aproveitando o tema da CF/92, “Juventude Caminho Aberto”. A partir daí a Pastoral da Juventude explode em sua organização, as coordenações paroquiais ressuscitam com maior força juntamente com os grupos de jovens.
É nessa hora que entendemos que muitas vezes é preciso morrer, para ressuscitar com força e perseverança”.